24.9.11

Noite Scilicet - 22/09/2011





"Scilicet é uma publicação da AMP, em cinco línguas, preparatória de seus Congressos. 
Como  uma enciclopédia, contém verbetes sobre conceitos cruciais à psicanálise, discutidos na forma de pequenos textos, por membros das diferentes Escolas". 

A  NOITE SCILICET na EBP-SP, do dia 22 de setembro,  foi apresentada por Angelina Harari e Jorge Forbes, autores de verbetes escritos especialmente para a publicação. Os comentários de Marie-Hélène Brousse e coordenação de Luiz Fernando Carrijo da Cunha.




Scilicet é uma palavra latina que significa “isto é”, “por exemplo”, “a saber”. No primeiro volume publicado em 1968, Lacan diz que o sentido título é “tu podes saber”, scilicet, saber os ecos do ensino de Lacan.


A revista Scilicet foi fundada tendo como princípio o texto não assinado, aos moldes de Bourbaki, equipe de matemáticos que publicava seus trabalhos com assinatura coletiva. Segundo Lacan, esta equipe refez o edifício inteiro das matemáticas, fundamentando-se na teoria dos conjuntos.


Atualmente, Scilicet desenvolve termos clínicos ligados à episteme lacaniana, destacando o lugar da política na psicanálise, a política do inconsciente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário