25.4.11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JACQUES-ALAIN MILLER - CURSO DA ORIENTAÇÃO LACANIANA

1ª aula - 19-1-2011

BIBLIOGRAFIA
Lacan, Jacques.O Seminário–Livro 1 – Os Escritos Técnicos De Freud (1953-1954). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1986.
____________. O Seminário–Livro 6 – O Desejo E Sua Interpretação.
____________.O Seminário–Livro 7 – A Ética Da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1997.
____________.O Seminário–Livro 9 – A Identificação.
____________.Função E Campo Da Fala E Da Linguagem. In: Escritos. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Perelman, Chain. Tratado da argumentação. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Fichte, Johann Gottlieb. A doutrina da ciência de 1794 e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os Pensadores).

Schelling, Friedrich von. Obras Escolhidas. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os Pensadores).

Courteline Georges. (Georges Victor Marcel Moinaux - 1858/1929, escritor satírico francês). Um client sérieux

REFERÊNCIAS RÁPIDAS

Althusser, Louis (filósofo marxista francês - 1918 – 1990); Aristóteles  (filósofo grego - 385 – 322 a.C.); Russell, Bertrand (matemático e filósofo inglês1872 – 1970); Tácito (historiador romano, 55 d.C. - 120 d.C.)

2ª Aula - 26-1-2011
BIBLIOGRAFIA
Lacan, Jacques. O Aturdito (L´Étourdit). In: Lacan,Jacques. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
____________. Nomes Do Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
____________. Prefácio À Edição Inglesa Do Seminário XI. In: Lacan,Jacques. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
____________. Função e Campo da Fala e da Linguagem. In: Escritos. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
____________. O Estádio do Espelho como formador da função do eu. In: Escritos. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Aristóteles. Física. Paris: Ed. Belles Lettres, 1926.

Fichte, Johann Gottlieb. (Wissenschaftlehre) A doutrina da ciência de 1794 e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os Pensadores)

Schreber, Daniel Paul. Memória de um doente dos nervos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

Schelling, Friedrich von. Obras Escolhidas. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os Pensadores)

Kant, Immanuel. A Crítica da razão prática. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2004.

_____________. A Crítica da Razão Pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores).

Descartes. Meditações. In: Descartes – Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Platão. A República-Livro VII. Rio de Janeiro: Ed. Tecnoprint, 1971.
Galileu Galilei. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo Ptolemaico e Copernicano. São Paulo: Imprensa Oficial, 2004.
Hegel.  A Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Ed. Vozes, 1992.
Santo Anselmo (Anselmo de Cantuária). São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os Pensadores).
Spinoza, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
Nietzsche, Friedrich. Obras Incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).
Heidegger. L´époque des conceptions du monde.
Hilbert, David. La géométrie et l´imagination.
Schopenhauer. O Mundo como Vontade e Representação.

REFERÊNCIAS RÁPIDAS

Heráclito de Éfeso (filósofo pré-socrático – por volta de 540 – 470 a. C.); Demócrito de Abdera (filósofo pré-socrático - por volta de 460 a. C.); Cícero, Marcus Tullius (filósofo, orador e político - 106-43 a. C.); Husserl (filósofo alemão - 1859 – 1938); Levi-Strauss. (antropólogo, estruturalista e filósofo francês – 1908-2009); Malebranche, Nicolas. (filósofo francês - 1638 – 1715).

3ª Aula - 2-2-2011
BIBLIOGRAFIA
Lacan, Jacques. Proposição de 9 de outubro sobre o Psicanalista da Escola. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
_____________. A Lógica da Fantasia. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
_____________.O Ato Psicanalítico. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
_____________.Formulações sobre a Causalidade Psíquica. In: Escritos. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
_____________. O Seminário sobre “A Carta Roubada”. In: Escritos. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
Lacan, Jacques. O Aturdito (L´Étourdit). In: Lacan,Jacques. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
_____________. O Seminário–Livro 1 – Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1998.
_____________. Seminário Da Identificação
 ____________. Função e Campo da Fala e da Linguagem. In: Escritos. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
____________. A Instância da letra no Inconsciente ou a Razão depois de Freud. In: Escritos. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
____________. Observação sobre o relatório de Daniel  Lagache. In: Escritos. Rio De Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Aristóteles. Física. Paris: Ed. Belles Lettres, 1926.

Galileu Galilei. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo Ptolemaico e Copernicano. São Paulo: Imprensa Oficial, 2004.

Kant, Immanuel. A Crítica da razão prática. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2004.
_____________. A Crítica da Razão Pura. São Paulo: Abril Cultural,
Spinoza, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
Heidegger – Kant e o Problema Da Metafísica.

Barthes, Roland. La Chambre Claire.

Levi-Strauss . A Eficácia Simbólica.

Flaubert. Um Coeur Simple.

Balzac,Honoré. Sarrazine

Cahiers Pour L´Analyse

Um comentário:

  1. Sob a fala de Luiz Fernando em 27/04 ao discorrer sobre o objeto: "...para isso retoma a referência ao toro (figura topológica). Furo central desenhado pelo circuito da demanda, faz o objeto (desenha-o). Que objeto é esse?
    O Prefixo ob quer dizer em face de. Portanto, não seria adequado aquilo que o circuito da demanda funda. Como se pode falar de um objeto que não está na nossa frente e causa nosso desejo? Então o objeto é aquilo que está atrás do desejo? Esse objeto que o alemão schelling pergunta é o objeto de Lacan?...", me levou a pensar se não apontamos para um momento em (Lacan) que a dimensão do desejo não se define pela presença de um objeto, mas precisamente pela falta, (vazio, furo do toro), tal qual como trabalhada em Freud, e na qual se opera. (Mesmo sabedoura que posteriormente Lacan introduz sim um objeto que causa o desejo, o objeto a).

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