18.4.12

BIBLIOTECA
EBP-SP – 2011/2012


Biblioteca é um lugar onde se guarda um "saber exposto", escritos que provocaram a censura do deus Tamuz a Toth (o inventor da escrita) quando este, muito feliz, levou a Tamuz sua criação.


“... Tal cousa tornará os homens esquecidos, pois deixarão de cultivar a memória; confiando apenas nos livros escritos, só se lembrarão de um assunto exteriormente e por meio de sinais, e não em si mesmos. Logo, tu não inventaste um auxiliar para a memória, mas apenas para a recordação...” (Platão, Fedro - Resposta de Tamuz a Thoth, inventor da escrita).


Sem entrar na questão da diferença entre memória e recordação para Platão, se concordarmos com o deus Tamuz, uma Biblioteca serviria apenas para a recordação, limitando a memória dos humanos. Platão, citando a lenda, vai mais longe ao censurar o escrito pois, para ele, repetiria sempre o mesmo, vagando por toda a parte.


“... Falam das cousas como se as conhecessem, mas quando alguém quer informar-se sobre qualquer ponto do assunto exposto, eles se limitam a repetir sempre a mesma cousa. Uma vez escrito, um discurso sai a vagar por toda a parte, não só entre os conhecedores, mas também entre os que o não entendem ...” (Platão, Fedro).


De acordo com Lacan, poder-se-ia dizer a Platão que um escrito jamais seria o mesmo diante dos diversos leitores, pois o significante nada significa e a significação é atributo do sujeito. Ora, uma Biblioteca guarda um material escrito que, nem pelo fato de ser sempre o mesmo deixa de ser diverso, pois serve a quem a procura, conhecedor ou não: cada qual ouvirá de modo particular o que o sempre mesmo escrito, guarda.
Uma Escola não pode passar sem uma Biblioteca, os escritos devem ter um lugar para serem organizados e catalogados, mesmo merecendo as censuras de Platão, que por sinal, são parciais: as obras de Platão que nos restaram, estão aí para confirmar. No entanto, uma Biblioteca não pode apenas servir como guarda de alfarrábios, deve ser um lugar onde consulta, troca de informações, produção de conhecimento sejam dinâmicos. Contando com um espaço físico reduzido, a Biblioteca da Seção São Paulo vem desenvolvendo um trabalho que, com a colaboração de seus membros e correspondentes, torna-se cada vez mais vivo. Na busca de superar o problema de espaço, investimos nos meios online: movimentação do Site, criação e manutenção do Blog, Face Book e Twitter da Seção São Paulo.


Temos uma estatística razoável para um ano de trabalho:

Facebook – Escola Psicanálise Ebp Sp com mais de 2683 amigos
Siga-nos no Twitter - @ebp_sp
Blog – ebp-sp.blogspot.com, mais de 7.511 visualizações
Site – www.ebpsp.org.br com mais de 3.277.944 visitantes


Tarefas rotineiras fazem parte do dia-a-dia da Biblioteca EBP-SP, pois estas garantem o seu funcionamento:

a) Tombamento, catalogação e informatização do acervo.
b) Tombamento e Catalogação das fitas-cassete do acervo.
c) Tombamento e Catalogação das fitas de vídeo do acervo.
d) Atendimento ao usuário, auxílio à pesquisa e fornecimento do material solicitado (em presença e através de e-mail).
e) Divulgação de doações e publicações adquiridas no mês (por meio da Carta de São Paulo online, publicada com a colaboração dos membros da Comissão de biblioteca).
f) Pesquisa e divulgação do material disponível na Biblioteca, sobre assuntos em pauta na seção.
g) Gravação dos eventos da Seção-SP.
h) Transcrição dos eventos gravados.
i) Reuniões com a ‘Comissão de Biblioteca’, para discussão do andamento dos trabalhos e divisão de tarefas.

Para além desse automaton, da rotina, a Biblioteca:

a) Promove um Bazar que disponibiliza aos frequentadores dos Seminários da Seção São Paulo as publicações da EBP.
b) Incentiva a produção de Resenhas de textos ligados aos eventos promovidos pela Escola (as resenhas estão no site).
c) Iniciou em março de 2012 o “Seminário de Biblioteca” para trabalhar as referências do Curso da orientação Lacaniana de Jacques-Alain Miller.
d) A “Noite de Biblioteca” dedica-se a divulgar e discutir livros e filmes que tenham apelo psicanalítico.

As produções ligadas à biblioteca da EBP-SP podem ser acessadas no site: ebpsp.org.br >Biblioteca.


M. Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri
Diretora de Biblioteca






Nenhum comentário:

Postar um comentário