Conheça a EBP-SP

A EBP-SP é uma Escola de psicanálise.

E o que seria uma Escola de psicanálise?

À diferença de uma sociedade e seus sócios, a Escola é formada por analistas que, um-a-um, cada um por si e colocando de si na relação à causa analítica, se reúne em torno do ensino e da transmissão da psicanálise lacaniana.

Jacques-Lacan fundou em 21 de junho de 1964 a Escola Freudiana de Paris tomando como base sua própria relação à causa analítica. Uma relação sempre solitária. Solitária para ele, Lacan, e para cada um que se decide pelo caminho aberto por ele, sustentando seu ensino e fazendo avançar a prática da psicanálise na contemporaneidade.

A Escola deve efetuar um trabalho, no campo aberto por Freud, de restauração da lâmina cortante da verdade freudiana, para reconduzir a práxis original por ele instituída sob o nome de psicanálise, ao dever que lhe compete nesse mundo – criticar assiduamente os desvios e comprometimentos que amortecem o progresso da psicanálise, ao degradar seu emprego na prática.

Esse parágrafo consta do ATO DE FUNDAÇÃO da Escola, proferido por Lacan em 1964, aqui um pouco modificado.

[mais:
Escola Brasileira de Psicanálise]

A EBP-SP faz parte de uma rede de Escolas. É a Seção São Paulo da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), a qual conta com mais três Seções (Rio, Minas Gerais, Bahia), duas Seções em formação (Pernambuco, Santa Catarina), três Delegações (Paraná, Espírito Santo, Paraíba) e a Delegação Geral (Natal, Campo Grande, Goiânia).
[mais: Seções e Delegações da EBP] 

A EBP é uma das Escolas da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), constituída por outras Escolas:
a Escola da Causa Freudiana, na França (ECF); a Escola da Orientação Lacaniana, na Argentina (EOL); a Escola Lacaniana de Psicanálise, na Espanha (ELP); a Nova Escola Lacaniana, América Latina e EUA (NEL); a Escola Européia de Psicanálise (EEP); a Escola Lacaniana de Psicanálise, na Itália (SLP); a Nova Escola Lacaniana, países de língua inglesa (NLS). Há ainda Círculos, Núcleos, ACFS, distribuídos por muitas cidades e diferentes países: Israel, Grécia, Japão, Slovênia, entre outros.

[mais: Escola Brasileira de Psicanálise]

Para o biênio 2013-2015 a EBP - seção São Paulo tem sua estrutura administrativa e respectivos cargos assim distribuídos:


Diretoria:
Diretora Geral: Marizilda Paulino
Diretora Secretária-Tesoureira: Maria Helena Barbosa
Diretora de Intercâmbio e Cartéis: Cássia Maria Rumenos Guardado
Diretora de Biblioteca: Cynthia de Freitas Farias


Conselho Deliberativo:
Cássia Maria Rumenos Guardado, Heloísa Telles (presidente),  Leny Mrech, Luiz Fernando C. da Cunha (secretário), Marizilda Paulino, Sandra Grostein.

Conselho Fiscal: 
Elza Macedo, Luiz Gonzaga Sanseverino, Perpétua Medrado Gonçalves.

São Paulo, Maio de 2013.